terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Sua carreira é você quem faz




Carreira é um tema sempre intrigante e abrangente. Podemos perguntar a várias pessoas o que fizeram para chegar onde estão, é o ponto que ela sonhou para si? Ao ouvir cada história, encontraremos trajetórias, caminhos, valores morais e formações acadêmicas diferentes que levaram a pessoa questionada ao sucesso.
Algumas pessoas encontram seu caminho mais facilmente do que outras. A pergunta que fica é: “O que essas pessoas podem ter em comum para terem chegado onde pretendiam?”.
Existe uma receita para o sucesso? Eu não acredito nisso. Existem bons exemplos, mas cada um tem uma história pessoal que fará seu caminho ser único e diferente de todos os outros. Por isso, acredito que cada um tem um potencial singular para ser explorado dentro de si, e, tomando consciência disso e de seus sonhos, achará o caminho para chegar lá.
Alguns ingredientes podem ser usados para fazer a sua própria receita de sucesso. Confira alguns deles para facilitar o processo:


Reconheça seu momento atual – Muitas vezes, pensa-se que o trabalho atual não é o que vale a pena, e que outro que reconhecesse o real talento de cada um seria melhor. Esse tipo de pensamento causa desgaste, tira sua energia e produtividade. Mas se em vez disso você pensar: “Esse emprego é o melhor que posso ter no momento e é uma ponte para chegar ao futuro que almejo”, ficará mais leve e bem mais fácil reconhecer que o lugar onde você está é o primeiro passo para planejar o futuro.
Desenhe e idealize o futuro – Comece a construir, a criar a imagem daquilo que você quer. Ouse! Pergunte-se: “Por que não?”. Na imaginação tudo é possível. Leve em consideração o que você realmente gosta de fazer, não se esqueça de qual é o seu perfil, pesquise e converse com quem já realiza a atividade ou a carreira que você almeja, pergunte como foi o caminho para que essa pessoa chegasse lá, quais foram as dificuldades e as facilidades durante o processo. O que a pessoa faria diferente se tivesse que trilhar o caminho até lá? Imaginar o que se almeja prepara a mente, o sentimento e corpo para a ação.

Construa a sua ponte – O que você conquistou até aqui é o que faz você ser quem é. Essa é a sua porta de entrada, seu passe para onde você quiser ir, sua ponte para o destino almejado. Então, para chegar ao novo destino, você precisa de um bom mapa, de uma bússola e do equipamento adequado. Quais são eles? O que você já tem hoje? Quanto tempo vai levar para você adquirir os novos conhecimentos e as competências de que precisa? Qual seriam os caminhos e os novos desafios que gerariam a experiência e a maturidade necessárias para atingir a carreira que você almeja? Explore o tema, faça um plano de ação, crie metas e objetivos, estipule prazos, levante custos. Principalmente, trabalhe com a realidade para estar sempre superando e conquistando resultados tangíveis e concretos. Dê um passo de cada vez.

Coloque as mãos na massa – Coloque-se em movimento. Conte para as pessoas. Mantenha-se conectado com outras pessoas que almejam a mesma coisa que você. Compartilhe o seu sucesso e, principalmente, os seus fracassos, para fazer mudanças de rota e ver o que poderia ser feito diferente. Tudo na vida requer esforço e dedicação. A vitória é muito mais saborosa quando vem porque nos dedicamos a ela e alcançamos os nossos objetivos, sejam eles quais forem.

Comprometa-se com a vitória – Tenha foco e determinação para ir além. Superar as dificuldades do caminho, ter flexibilidade para lidar com os obstáculos, resiliência para voltar para o trajeto, e, acima de tudo, paciência consigo mesmo para lidar com seus erros e dificuldades. Para ganhar uma maratona, o esportista precisa treinar muito e trabalhar duro; seu principal objetivo, como o de um atleta, deve ser superar seu próprio tempo e se reinventar sempre.

Moldar uma carreira de sucesso leva tempo, precisa de planejamento, pesquisa, foco, dedicação e muito, mas muito trabalho. Começa por você se conhecer, saber os seus pontos fortes e os pontos a desenvolver. Exige franqueza consigo mesmo. Experimente, teste, insista e ouse para fazer a diferença.
Ninguém nasce grande, tudo tem um tempo para se desenvolver, a natureza é assim; podemos acelerá-la se focarmos e nos dedicarmos ao que queremos alcançar.
Mas não se esqueça de um ingrediente muito importante: tenha sempre como renovar as energias para seguir o seu caminho. Busque aliados, amigos, faça esportes, tenha tempo para o lazer. A vida é feita do aqui e do agora. O passado serve para nos dar exemplos, para nos lembrar do que temos que cuidar, e o futuro vai depender do que você fizer hoje.
Então, o que você está esperando? Não deixe para amanhã, você pode começar agora!
Mãos na massa e boa sorte!

Revista Venda mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário